“Artesanato + Activismo = Artesanativismo” Artesanato, Activismo Político e Feminismo na obra de Cristina Rodrigues
pdf

Palavras-chave

Arte Contemporânea
Artesanato
Cristina Rodrigues
Feminismo
“Artesanativismo”

Como Citar

Jorge, Inês Pereira. 2014. «“Artesanato + Activismo = Artesanativismo” Artesanato, Activismo Político E Feminismo Na Obra De Cristina Rodrigues». Estrema - Revista Interdisciplinar De Humanidades 4 (4). Lisboa, Portugal.:34. http://www.estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/108.

Resumo

O presente artigo destina-se a analisar as afinidades e divergências entre o projecto “artesanativista” e a obra da artista portuguesa Cristina Rodrigues.
Originário do movimento feminista dos anos 1970 e 1980, o “artesanativismo” elaborou uma aliança entre as artes manuais e o activismo político, cujo único antecedente fora a corrente Arts and Crafts. No entanto, o “artesanativismo” feminista distinguiu-se pela associação clara entre dois elementos ostracizados, quer na sociedade, quer na arte: as mulheres e as artes aplicadas.
Revitalizado no século XXI, o “artesanativismo” tem expandido os propósitos do feminismo aos sectores sociais mais desfavorecidos, através da organização de projectos colectivos. Neste contexto, apurar-se-á em que medida o trabalho de Cristina Rodrigues se vincula à ideologia e prática do “artesanativismo” vigente.

pdf