Museu de tudo: um itinerário para a poesia de João Cabral de Melo Neto

Autores

  • Rafaela Cardeal

Palavras-chave:

Brazilian poetry, João Cabral de Melo Neto, Museu de tudo, poesia brasileira

Resumo

Este ensaio propõe uma leitura do livro Museu de tudo, publicado em 1975 por João Cabral de Melo Neto, a partir do uso da metáfora do título como instrumento de aproximação crítica. Ao estabelecer relações entre o sistema pictórico e o poético, o livro entendido como museu realiza o objetivo teórico fundamental desta poesia: “dar a ver”. Assim, com a elaboração de um guia de visita para o livro-museu, podemos observar a exposição das imagens e das ideias fixas que compõem o universo cabralino.

Biografia Autor

Rafaela Cardeal

Graduated in Portuguese Language and Literatures at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and holds a Master in Brazilian literature from the same institution. With a scholarship by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), she developed her dissertation on the Brazilian poet João Cabral de Melo Neto. Main areas of interest: studies of Portuguese language literature, especially modern and contemporary Brazilian poetry

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

Cardeal, Rafaela. 2017. «Museu De Tudo: Um itinerário Para a Poesia De João Cabral De Melo Neto». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (10). Lisboa, Portugal.:28. http://www.estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/11.

Edição

Secção

Artigos