Ngunga: lições de um jovem flâneur

Autores

  • Luciana Sacramento Moreno

Palavras-chave:

Bildungsroman, flâneur, literatura

Resumo

Este artigo realiza uma interpretação do romance de Pepetela: “As aventuras de Ngunga”, a partir de sua intenção pedagógica, inserindo-o no tipo de narrativa, conhecida como Bildungsroman. Neste, identificamos como flâneur o personagem central. Para tecer considerações sobre o tom pedagógico que envolve o texto, observamos a compreensão de como se estrutura o romance de formação (Bakhtin, 1992), depois reconhecemos a intenção do autor em fazer da escrita uma prática revolucionária (Lajolo 2001). Por fim, ao compreendermos em Ngunga, características como a do ser errante que se integra ao local como forma de resistência, o indicamos como um jovem flâneur, orientados pelas provocações de Baudelaire (1996) e Benjamin (2009).

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Publicado

13-06-2013

Como Citar

Moreno, Luciana Sacramento. 2013. «Ngunga: Lições De Um Jovem flâneur». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (2). Lisboa, Portugal.:19. http://www.estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/113.

Edição

Secção

Artigos