A secreta inutilidade do romance

Autores

  • Sonia Miceli Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

cartas, literatura brasileira contemporânea, paranóia, romance, segredo

Resumo

Neste trabalho, explorarei as dinâmicas através das quais Bernardo Carvalho constrói, em Nove noites, uma narrativa que se articula à volta da reconstrução ficcional de um episódio historicamente real. Partindo da necessária problematização da relação entre realidade e ficção, examinarei as estratégias utilizadas pelos dois narradores para elaborarem a sua versão dos misteriosos acontecimentos que rodearam a morte do etnólogo norte-americano BuellQuain no interior do Brasil. Mostrarei, assim, como a lente ficcional obriga a questionar o conceito de realidade e de que forma a paranóia, o segredo e as falhas de compreensão, ao condicionarem a visão do mundo do sujeito, se tornam estratégias narrativas surpreendentemente produtivas.
A conclusão será que a literatura, se confrontada com a necessidade de explicar o real, não responde, apenas pergunta, sendo, num certo sentido, inútil.

Biografia Autor

Sonia Miceli, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, licenciou-se em línguas e Culturas Modernas na Università della Calabria (Itália) e concluiu o Mestrado em Estudos Comparatistas em 2011. Desenvolve a sua pesquisa de doutoramento à volta das obras de Ruy Duarte de Carvalho e de Bernardo Carvalho. Os seus interesses abrangem a literatura brasileira contemporânea, as relações entre literatura e antropologia, os estudos de paisagem e os estudos interarte.

Downloads

Publicado

25-05-2012

Como Citar

Miceli, Sonia. 2012. «A Secreta Inutilidade Do Romance». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (1). Lisboa, Portugal.:16. http://www.estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/125.

Edição

Secção

Artigos