Reflexos de uma disputa: O dia sombrio e a noite clara na fotografia oitocentista

Autores

  • Luzo Reis Universidade de Brasília (PPGCOM/FAC-UnB)
  • Suana Dobal Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.est.2022.0005

Palavras-chave:

noite, dia, arte, técnica, fotografia

Resumo

Neste artigo apresentaremos duas atitudes da fotografia do século XIX com relação ao noturno. A primeira delas, o dia sombrio da fotografia oitocentista, abordará experiências artísticas que produziram imagens obscuras, difusas ou com presença de sombras pronunciadas em referência a uma visualidade noturna aplicada a cenas tomadas originalmente de dia. A segunda, a noite clara oitocentista, discutirá as empreitadas da fotografia técnica, científica ou utilitarista em iluminar a noite a fim de produzir imagens nítidas e claras. Veremos como esses dois expedientes revelam a participação da fotografia na arena dicotômica do século XIX que opôs luz e sombra, realidade e subjetividade.

Biografias Autor

Luzo Reis, Universidade de Brasília (PPGCOM/FAC-UnB)

Luzo Reis é graduado em Comunicação Social e Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorando em Comunicação Social na linha de pesquisa “Imagem, Estética e Cultura Contemporânea” na Universidade de Brasília (PPGCOM/FAC-UnB), onde desenvolve pesquisa sobre a estética noturna na fotografia de Georges Brassaï, Claudia Andujar e Antoine d’Agata. Também é fotógrafo e cineasta documentarista.

Suana Dobal, Universidade de Brasília (UnB)

Susana Dobal é professora associada da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em História da Arte/City University of New York/Graduate Center e pós-doutora na Université Paris 8 (2009) e na Aix-Marseille Université (AMU 2014). Seu tema de pesquisa é a fotografia em diálogo com outras artes e narrativas experimentais; publicou diversos artigos sobre esses temas e participou de mais de 30 exposições com ensaios fotográficos.

Publicado

05-05-2022

Como Citar

Reis, Luzo, e Susana Dobal. 2022. «Reflexos De Uma Disputa: O Dia Sombrio E a Noite Clara Na Fotografia Oitocentista». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (1). Lisboa, Portugal. https://doi.org/10.51427/com.est.2022.0005.