A mulher na narrativa de Paulina Chiziane: ressignificando papéis de gênero na sociedade moçambicana

Autores

  • Áurea Regina do Nascimento Santos
  • Algemira de Macedo Mendes

Palavras-chave:

Gênero, Moçambique, Paulina Chiziane

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir como a poligamia é apresentada como uma forma de definir papéis de gênero seguindo e reforçando a tradição da sociedade moçambicana de acordo com os romances: Balada de Amor ao Vento, O Alegre Canto da Perdiz e Niketche: uma História de Poligamia, da autora Paulina Chiziane. A narrativa de Paulina Chiziane tem ajudado a construir a resistência e a identidade das mulheres moçambicanas após muitos anos de escravidão, colonização, aculturação e negação de seus direitos. Tais conflitos deixaram marcas indescritíveis em seus corpos e em suas almas, mas, através da escrita literária feminina, elas conseguem resistir contra a opressão, lutar pela conscientização dos seus valores dentro de sua própria cultura e sociedade, e, finalmente, conquistar independência. A autora desafia as regras de uma sociedade marcada pela cultura patriarcal, usando sua própria voz, no contexto pós-colonial de um país de Língua Portuguesa como uma forma de recuperar a memória ancestral de seu povo e, em particular, das mulheres, oferecendo uma nova significância para elas. Por isso, o trabalho de Paulina Chiziane aponta para o questionamento e para a ruptura do que aprisiona e oprime as atitudes e desejos das mulheres em seus romances.

Biografias Autor

Áurea Regina do Nascimento Santos

Graduada em Letras pela UESPI. Mestranda em Letras pela UESPI (março/2016) e orientanda da Profª. Dra. Algemira de Macedo Mendes. Bolsista Fulbright na Universidade de Nebraska-Lincoln, EUA (2011-2012). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Algemira de Macedo Mendes

Graduada em Letras pela UESPI, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Pós-doutoranda na Universidade de Lisboa, Portugal. Autora e organizadora de vários livros sobre o Literaturas de Língua Portuguesa. Professora Adjunta IV da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Downloads

Publicado

31-10-2015

Como Citar

Santos, Áurea Regina do Nascimento, e Algemira de Macedo Mendes. 2015. «A Mulher Na Narrativa De Paulina Chiziane: Ressignificando papéis De Gênero Na Sociedade moçambicana». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (7). Lisboa, Portugal.:19. http://www.estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/70.

Edição

Secção

Artigos