Acerca da unidade da teoria e da prática: Notas em torno da moral kantiana

Autores

  • Sara Vargas

Palavras-chave:

Conhecimento, Moral, Prática, Teoria

Resumo

Vulgarmente se rotularam conceptualizações como “simples” e/ou estritas teorias, por um lado, insinuando um desprezo por tais e, por outro lado, empolando uma prática tida como “realista”. Quase sempre, tanto um lado como outro, referem que uma coisa é a teoria, outr a diferente é a prática. Partiremos aqui, pois, da discussão sobre a demarcação entre teoria e prática. Na nossa investigação teremos em perspetiva o opúsculo de Immanuel Kant, de 1793, Über den Gemeinspruch: Das mag in der Theorie richtig sein, taugt aber nicht für die Praxis. A obra prática de Kant está diretamente ligada ao seu pensamento teórico, por mais diversas que possam ser as interpretações desta ligação. A teoria tem que ver com princípios e regras gerais; a prática tem que ver com a aplicação desses mesmos princípios e regras. Investigando Kant, surge a prática ligada a uma teoria. Procuraremos, pois, compreender uma tal unidade entre a teoria e a prática no autor de Königsberg.

Biografia Autor

Sara Vargas

graduada como Professora de Filosofia no Ensino Secundário pela Faculdade de Letras/Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em 2014. Actualmente, prossegue os seus estudos de Doutoramento em Filosofia Política na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

31-10-2015

Como Citar

Vargas, Sara. 2015. «Acerca Da Unidade Da Teoria E Da prática: Notas Em Torno Da Moral Kantiana». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 7 (7). Lisboa, Portugal.:33. http://www.estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/71.

Edição

Secção

Artigos