Conselho Editorial

Clarissa Comin é bacharel e mestre em Literatura Brasileira pela UFPR e em Estudos Lusófonos pela Université Lumière Lyon II. Atualmente é doutoranda em Estudos Literários junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – onde desenvolve o projeto de pesquisa “Prosa brasileira de invenção – panorama crítico e teórico”, financiado pela Capes – , e professora de Língua e Cultura Francesa no CELIN (Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR).

Bruno Henriques
Investigador em formação do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 2011, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas variante em Estudos Portugueses e Ingleses (FLUL – Universidade de Lisboa, 2004), incluindo o Ramo de Formação Educacional (2006). Mestre em Literatura Portuguesa (FLUL, 2009), é actualmente doutorando em Literatura Comparada na FLUL – Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação abrangem a literatura portuguesa contemporânea, didáctica da literatura e estudos sobre o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

Danielle Alves Lopes
(PUC Minas – PPG Letras/ Capes)
daniellealveslopes@hotmail.com
Danielle Alves Lopes é mestranda em Literaturas de Língua Portuguesa junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Encenações poéticas da cidade: memórias de Itabira nos poemas de Carlos Drummond de Andrade”, financiado pela Capes/PUC Minas. Discente do curso de pós-graduação lato sensu em Revisão de Textos e bacharela em Turismo pela mesma universidade. É membro do Grupo de Pesquisa “Da Rua: sujeitos e objetos”, vinculado à linha de pesquisa “Identidade e Alteridade nas Literaturas de Língua Portuguesa” (CNPq/PUC Minas), sob a coordenação da Profa. Dra. Ivete Lara Camargos Walty. Integra, também, o Projeto de Pesquisa “Lit&Tour: investigação em Literatura e Turismo”, vinculado à Universidade de Lisboa (Centro de Estudos Comparatistas – CEC/ Faculdade de Letras) e à Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), sob a coordenação da Profa. Dra. Sílvia Quinteiro. Desenvolve estudos nas áreas da Literatura, das Teorias do Texto e do Turismo, com ênfase nos seguintes temas: encenações literárias e discursivas do espaço urbano, memória cultural, imagens da cidade, imaginário social, narrativas de viagem, teorias do espaço e turismo cultural.

Igor Furão
Investigador em formação do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 2011, desenvolve um trabalho de investigação enquanto colaborador dos projectos “(In)seguranças: Depois do 11 de Setembro de 2001″ e “Estética das Emoções”; Participou na Escola Internacional de Verão “Synapsis”e editou/ organizou o volume Estética das Emoções (Edições Húmus); licenciou-se em Línguas, Literaturas e Culturas, variante Artes e Culturas Comparadas (FLUL – Universidade de Lisboa – 2010). Mestrando em Estudos Comparatistas na mesma instituição, encontra-se de momento a redigir a sua dissertação. Os seus interesses de investigação abrangem os Estudos de Memória, Estudos das Emoções e Biopolítica.

Miguel Filipe Mochila: investigador em formação do Centro de Estudos Comparatistas (Universidade de Lisboa). Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de Évora e Doutorando pela mesma instituição, com um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tem desenvolvido o seu trabalho nos domínios das literaturas ibéricas e ibero-americanas dos séculos XIX e XX, no horizonte da definição de uma modernidade estética. Traduziu obras de Blas de Otero, Nicanor Parra, Julio Cortázar, Juan José Saer ou Joan Margarit, entre outros.

Patrícia Infante da Câmara é Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses (2008, FLULisboa e UParis IV – Sorbonne) e Mestre em Ensino de Português e Línguas Clássicas (2010, ULisboa). Trabalhou como Professora de Língua e Literatura Portuguesas na Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Loránd e na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Corvinus, em Budapeste/Hungria (2012-2014), onde também desempenhou funções como Diretora do Centro de Língua Portuguesa do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., representante de Portugal no cluster EUNIC-Hungria, coordenadora de exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) e corresponsável pela Ação Cultural Externa desenvolvida pela Embaixada de Portugal.

Atualmente, está filiada ao Centro de Estudos Comparatistas da FLULisboa, onde colabora no projeto “Literatura-Mundo: Perspectivas em Português” (CEC-MORPHE) como Assistente de Investigação e na estrema | Revista Interdisciplinar de Humanidades como Assistente Editorial; co-leciona a disciplina “Portuguese Literature in Translation” (nível de Licenciatura) como Teaching Assistant e desenvolve a sua tese de Doutoramento (2014-), apoiada financeiramente pela FLULisboa ao abrigo do Programa de Bolsas de Doutoramento UL (BD Concurso 2015), sobre Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura-Mundo (orientação de Helena Buescu). Fez formação avançada na Universidade de Harvard (2016, VI Summer School of the Institute for World Literature) e é membro da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, da International Comparative Literature Association e da International Network for Comparative Humanities.