Sobre a Revista

 ISSN 2182-8040

 

A estrema: revista interdisciplinar de humanidades é uma revista digital e de livre acesso do Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) que visa proporcionar uma plataforma de publicação, divulgação e debate académicos a todos os alunos do ensino superior nacional ou estrangeiro, bem como de outros autores interessados. A interdisciplinaridade coloca a estrema nas intersecções e limiares das Humanidades, onde novas fronteiras científicas emergem através da metodologia comparatista. Assim, serão admitidos trabalhos que tratem de temas e/ou objectos culturais ou artísticos que estejam em diálogo com as Humanidades. Todos os artigos publicados são sujeitos a um processo de dupla arbitragem científica anónima por pares.

 

Periodicidade

A estrema contempla a publicação de dois números por ano.

 

Secções e Política Editorial

A estrema compreende a publicação ordinária de artigos e recensões críticas, podendo abrir o seu escopo à inclusão de entrevistas, traduções e/ou outros elementos de modo excepcional e quando aplicável aos propósitos editoriais de um determinado número. Cada número da revista está afecto a uma chamada para trabalhos própria, onde serão detalhados o enquadramento temático e o âmbito das submissões.

Assim, serão considerados artigos de qualquer aluno do ensino superior nacional ou estrangeiro, bem como de outros autores interessados, se inseridos em qualquer uma das áreas científicas correspondentes ao currículo actual da FLUL. Em conformidade com a natureza interdisciplinar e comparatista da revista, serão considerados ainda artigos que reflictam sobre objetos culturais, artísticos ou textuais, das seguintes áreas do saber: Antropologia, Ciências da Educação, Ciências Médicas, Ciências Musicais, Ciências Políticas, Direito, Economia, Geografia, Psicanálise, Psicologia, Sociologia, Teologia, Estudos de Género, Geocrítica e Ecocrítica e áreas adjacentes, entre outras. A estrema aceita submissões apenas enquanto decorre(m) a(s) sua(s) chamada(s) para trabalhos. Todas as submissões que não respeitem as normas de formatação e/ou sejam efectuadas fora do âmbito de uma chamada para trabalhos não serão aceites.

 

Política de Publicação e Acesso Aberto

A estrema é uma revista publicada em acesso livre, o que significa que todos os conteúdos são disponibilizados sem custos para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores podem ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e criar hiperligações para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim permitido por lei, sem necessidade de autorização prévia dos editores ou do(s) autor(es), conforme o estipulado pela Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0). É obrigatório a atribuição clara e inequívoca do crédito autoral e editorial.

A estrema é uma revista exclusivamente digital, sujeita a um regime de acesso aberto e sem quaisquer taxas de publicação para os autores. Assim, todo o seu conteúdo é disponibilizado, de modo imediato e gratuito, a todos os utilizadores.

 

Ética de Publicação e Política Anti-Plágio

A estrema procura que as suas actividades se encontrem de acordo com todos os protocolos e recomendações propostos pelo Committee on Publication Ethics – COPE. No entanto, sendo esta uma revista de estudantes, todas e quaisquer infracções éticas, das quais destacamos o plágio em todas as suas formas, serão investigadas e solucionadas a par com o Coordenador das Publicações Periódicas do CEComp.

Todas as submissões aceites para avaliação por pares serão sujeitas a um processo de detecção de plágios, através do recurso a um programa de detecção de plágio. Não obstante, a equipa editorial da estrema solicita que quaisquer possíveis infracções detectadas pelos seus utilizadores sejam comunicadas com a maior brevidade possível, através do seguinte e-mail: estrema.cecomp@letras.ulisboa.pt.

 

Declaração de Privacidade

Os dados fornecidos a esta revista serão usados exclusivamente para os fins de publicação, não sendo disponibilizados a terceiros, nem utilizados para quaisquer outras finalidades.