Política de leitura comparada: bibliotecas escolares em rede no Brasil e em Portugal

Autores

  • Delcio Antônio Agliardi

Palavras-chave:

biblioteca escolar, Brasil e Portugal, política de leitura, leitor adulto

Resumo

Este ensaio resulta da investigação para a construção de tese de doutoramento em Letras, desenvolvida a partir do tema Acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), distribuídos aos sistemas de ensino, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), cuja delimitação temática vincula-se à leitura literária no processo de escolarização de adultos. A escrita deste trabalho tem como objetivo efetuar análise comparativa e interpretativa de dois programas nacionais recentes de biblioteca escolar. Adota fundamentação teórico-metodológica nos estudos comparados (Franco 1992; Krawczyk 2013), em diálogo com o método de análise documental, visando avaliar as aproximações e os distanciamentos da política educativa de leitura praticada pelo PNBE, no Brasil, e pelo Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE), em Portugal. Toma-se a comparação como forma de interpretação e análise da regulação e da estratégia política de leitura em favor da cultura letrada na educação escolar contemporânea no Brasil e em Portugal. Questões em torno do livro, dos leitores adultos, da leitura e da gestão da biblioteca escolar em rede são sinalizadas neste estudo, em um momento histórico caracterizado pela performatividade (Ball 2013) das políticas educativas em escala global.

Biografia Autor

Delcio Antônio Agliardi

Doutor em Letras. Mestre em Educação. Professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS (Brasil). Pesquisador colaborador do Observatório de Educação da UCS.

Downloads

Publicado

03-03-2018

Como Citar

Agliardi, Delcio Antônio. 2018. «Política De Leitura Comparada: Bibliotecas Escolares Em Rede No Brasil E Em Portugal». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 11 (11). Lisboa, Portugal.:23. http://www.estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/153.

Edição

Secção

Artigos