Política de leitura comparada: bibliotecas escolares em rede no Brasil e em Portugal
Palavras-chave:
biblioteca escolar, Brasil e Portugal, política de leitura, leitor adultoResumo
Este ensaio resulta da investigação para a construção de tese de doutoramento em Letras, desenvolvida a partir do tema Acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), distribuídos aos sistemas de ensino, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), cuja delimitação temática vincula-se à leitura literária no processo de escolarização de adultos. A escrita deste trabalho tem como objetivo efetuar análise comparativa e interpretativa de dois programas nacionais recentes de biblioteca escolar. Adota fundamentação teórico-metodológica nos estudos comparados (Franco 1992; Krawczyk 2013), em diálogo com o método de análise documental, visando avaliar as aproximações e os distanciamentos da política educativa de leitura praticada pelo PNBE, no Brasil, e pelo Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE), em Portugal. Toma-se a comparação como forma de interpretação e análise da regulação e da estratégia política de leitura em favor da cultura letrada na educação escolar contemporânea no Brasil e em Portugal. Questões em torno do livro, dos leitores adultos, da leitura e da gestão da biblioteca escolar em rede são sinalizadas neste estudo, em um momento histórico caracterizado pela performatividade (Ball 2013) das políticas educativas em escala global.