A luz de um “portugal futuro”

Autores

  • Lucas Pessin Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0005

Palavras-chave:

Ruy Belo, Portugal, luz, história

Resumo

Este artigo apresenta a leitura de dois poemas de Ruy Belo, respectivamente, “Portugal sacro-profano: lugar onde” e “O portugal futuro”, ambos pertencentes ao livro Homem de Palavra[s] (1969) e à antologia País Possível (1973). Procuramos ver duas faces de Portugal presentes na obra de Ruy Belo: a da escuridão, caracterizada pelas consequências do salazarismo e pelos fatos da história; e a da luz, do sonho, na qual a felicidade será encontrada e um futuro renovado, longe das tragédias que tanto afligem o poeta. Veremos, por fim, a edificação de um país dos sonhos pela poesia, “aonde o puro pássaro é possível”.

Biografia Autor

Lucas Pessin, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) na Universidade Federal do Rio de Janeiro, encontrando-se a realizar uma investigação sobre o romance Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires, com bolsa de pesquisa CAPES. Licenciado em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com monografia intitulada “Portugal fica em frente”: Ruy Belo em busca de um novo dia. E-mail: lucaspereirapessin1@gmail.com.

Downloads

Publicado

26-02-2024

Como Citar

Pessin, Lucas. 2024. «A Luz De Um “portugal futuro”». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (2). Lisboa, Portugal.:91-119. https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0005.

Edição

Secção

Artigos